Aprovado projeto que assegura ‘teste do pezinho’ ampliado

postado em: Notícias | 0

Conhecida como “teste do pezinho”, a triagem neonatal é o conjunto de testes laboratoriais realizados logo após o nascimento ou nas primeiras semanas de vida do bebê, com o objetivo de diagnosticar, precocemente, doenças que podem pôr em risco a vida ou o desenvolvimento do recém-nascido. A Câmara Legislativa aprovou nesta terça-feira (27), em segundo turno e redação final, projeto de lei que assegura a todas as crianças nascidas nos hospitais e demais estabelecimentos de saúde do Distrito Federal o direito ao teste do pezinho na sua modalidade ampliada.

De autoria da ex-deputada distrital e, agora deputada Federal, Celina Leão (PP/DF), o PL nº 1.994/2018 tem como intuito permitir o diagnóstico precoce da Imunodeficiência Combinada Grave (SCID), que é potencialmente fatal, e de doenças lisossomais – as quais abrangem um grupo de erros do metabolismo caracterizados pela deficiência de algumas enzimas, podendo causar disfunção progressiva de todas as células afetadas.

“ Tenho certeza que muitos pais, principalmente dos portadores de doenças raras, estão comemorando essa vitória junto comigo. A aprovação do teste do pezinho ampliado trará o diagnóstico precoce, podendo assim mudar o curso natural de uma doença.”, afirmou a deputada Celina.

Texto: Câmara legislativa

Edição: ASCOM Celina Leão