Campanha Outubro Rosa

O “Outubro Rosa” é uma campanha mundial de conscientização que tem como objetivo dar o alerta para as mulheres e à sociedade sobre a importância da prevenção e de obter um diagnóstico precoce do câncer de mama. A campanha ocorre com maior intensidade ao longo do mês de outubro e o símbolo utilizado, é um laço cor de rosa. Embora, a doença esteja presente o ano inteiro, o mês de outubro foi escolhido para representar a causa ao redor do mundo.

Cada ano aumenta mais a adesão ao movimento mundial “Outubro Rosa”, que visa chamar a atenção, diretamente para a realidade atual do câncer de mama e a importância para o diagnóstico precoce. O câncer de mama é uma patologia que se diagnosticada precocemente, tem mais chances de ser tratada e diminui a possibilidade de tratamentos, como a quimioterapia e até a mastectomia. A cada ano, mais mulheres e até homens passam pelo desafio de tratar um tumor na mama.

Para a Procuradora Especial da Mulher na Câmara Legislativa do DF, a deputada Celina Leão do (PPS), uma das finalidades de campanhas como o “Outubro Rosa” é alertar as mulheres para o diagnóstico precoce do câncer de mama. “Precisamos estar alertas para o diagnóstico dessa doença, porque isso diminui o sofrimento, as sequelas e os traumas e até algumas formas de tratamentos mais agressivos e severos que podem ser evitados. Se descoberto a tempo, pode ser oferecido um tratamento eficaz que evolui para a cura. Mas ainda é um grande desafio essa conscientização, por isso, os números da doença são tão altos. Aqui no mesmo no Distrito Federal, os casos de câncer de mama chegam a mais de mil por ano”.

DADOS

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) informam que em 2016, foram diagnosticados em todo o Brasil 57.960 novos casos. Em Brasília, somente no ano passado, foram 67,74 novas ocorrências por 100 mil habitantes, bem maior que a taxa nacional, que ficou em 56,20. O número de mortes mais recente, de 2013, aponta 14.203 naquele ano.

Na Câmara Legislativa do DF, haverá programação durante todo o mês de outubro para a abordagem do tema “Outubro Rosa”.

Deixe uma resposta